O cafeeiro é considerado uma das culturas de maior relevância para o agronegócio mundial, sendo o Brasil o maior produtor e exportador do produto. Dentre as diversas pragas conhecidas que atacam essa cultura, destaca-se o bicho-mineiro-do-cafeeiro. O bicho-mineiro, inseto caracterizado como uma pequena mariposa de coloração branco-prateada, instala-se nas folhas dos cafeeiros, podendo causar danos e desfolha em até 75%, e dependendo da intensidade de infestação e da desfolha provocada, redução de até 40% da produção. Uma das maiores dificuldades dos agricultores está no manejo das pragas do café de forma sustentável.
Confira no vídeo a seguir o estudo conduzido na Universidade Federal de Lavras pela pesquisadora Livia Sousa, o qual teve como objetivo avaliar o potencial do uso do produto SoloHumics® como indutor de resistência do cafeeiro contra a infestação pelo bicho- mineiro. Encontrou-se resultados promissores, como diminuição em 57% da área foliar danificada e diminuição em 20% do tempo de desenvolvimento do inseto em plantas tratadas com SoloHumics®.
Portanto, concluiu-se que o produto SoloHumics® confere resistência a mudas de café contra o bicho-mineiro.
Esse relatório teve como objetivo avaliar o potencial do uso do produto comercial SoloHumics® como indutor de resistência do cafeeiro contra a infestação pelo bichomineiro. Para visualizar o relatório clique no link abaixo: