A CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR E AS SUBSTÂNCIAS HÚMICAS

A cana-de-açúcar é uma importante fonte de renda e desenvolvimento no Brasil, pois é a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e do álcool (etanol). Além disso, seus subprodutos e resíduos são utilizados para cogeração de energia elétrica, fabricação de ração animal e fertilizante para as lavouras. O Brasil é o maior produtor mundial desta cultura.

A cana é uma gramínea perene em sua forma natural, mas no cultivo extensivo ela é semiperene, pois requer novo plantio após quatro ou cinco colheitas devido à compactação que existe pelo maquinário durante o cultivo – principalmente colheita. Ela é propagada vegetativamente utilizando-se os próprios colmos, que possuem gemas laterais capazes de formar novas plantas.

A cana-planta é a primeira produção de colmos (caule típico das gramíneas) após o plantio. O ciclo da cana plantada pela primeira vez, ou seja, aquela que receberá o primeiro corte, recebe o nome de ciclo da cana-planta. Já a produção de colmos nos demais cortes (safras) denomina-se cana-soca, ou seja, são os colmos provenientes da rebrota (nova brotação). Assim, após o corte da cana-planta, inicia-se um novo ciclo de aproximadamente 12 meses, denominado ciclo da cana-soca.

Tanto o manejo da cana-planta quanto o da cana-soca compreendem uma série de atividades, e com ele feito da melhor forma resulta em um maior perfilhamento e, consequentemente, no aumento na produção, sem contar ainda o prolongamento no número de cortes que a lavoura pode suportar sem perder produtividade.

A cultura da cana também é alvo de pragas e doenças, e sua produção acaba sendo prejudicada e a qualidade fica comprometida. Existem diversas medidas de controle ou cuidados que previnem ou reduzem o surgimento ou diminuem os prejuízos causados pela presença de pragas ou patógenos, garantindo assim a maior produtividade do canavial.

Neste contexto, a aplicação de fertilizantes à base de substâncias húmicas pode resultar em grandes benefícios para esta cultura. No solo, as substâncias húmicas influenciam positivamente nos atributos químicos, físicos e microbiológicos, agindo direta e indiretamente no aumento da eficiência do metabolismo e absorção de nutrientes pela cana-de-açúcar, além de ser indutora de resistência em plantas.  

Em uma parceria da empresa Solohumics® com a Universidade Federal de Lavras, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de avaliar os efeitos do uso do produto SoloHumics® na resistência de plantas de cana-de-açúcar contra Diatraea saccharalis e nas características fitotécnicas das plantas cultivadas em estufa. Os resultados foram positivos, confira no link a seguir!

[download id=”4003″]

Os  benefícios que as substâncias húmicas proporcionam ao solo e às plantas são potencializados quando há um manejo integrado visando altas produtividades e a melhoria contínua do solo durante seu cultivo. Solohumics®, o fertilizante inteligente para a sua lavoura!