A mangueira (Mangifera indica L), originária do sul da Ásia, é uma espécie frutífera com alta capacidade adaptativa, podendo ser cultivada sob condições tropicais e subtropicais. Ela se adapta bem em áreas onde as estações seca e chuvosa se apresentem bem definidas.
No Brasil, é cultivada em quase todos os estados, destacando-se a Bahia, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, pelas excelentes condições para o seu desenvolvimento e produção. A Região Nordeste é considerada como a grande produtora de manga para exportação.
É uma planta perene de crescimento contínuo que apresenta diversas fases durante o seu ciclo. Quando enxertada e conduzida de forma adequada, inicia a frutificação no segundo ano após o plantio, e a produção econômica ocorre a partir do quarto ano.
A manga é reconhecida como o fruto fresco mais consumido em todo o mundo. Ela é muito apreciada pelo seu sabor doce inconfundível. Sua base comercial no Brasil é para o mercado de frutas de mesa, tendo também importância na agroindústria como polpa.
É preciso adotar práticas de cultivo adequadas para que se tenha sucesso na produção, e assim, para que o produto atenda às exigências do mercado consumidor. É essencial que a fruta tenha boa qualidade e o custo de sua produção seja competitivo.
Após o plantio no campo, é necessário que as condições nutricionais estejam de acordo com a exigência da cultura. A recomendação da adubação deve ser feita em função do estádio e da exigência da planta, além da análise de solo e da planta, para se saber exatamente qual é a quantidade de nutrientes requerida.
O manejo da água e dos nutrientes no solo é fundamental para garantir o sucesso da cultura. A absorção de água e nutrientes pela mangueira é influenciada pela disponibilidade dos nutrientes no solo. Essa disponibilidade é influenciada por diversos fatores, como a retenção de água no solo, a matéria orgânica, o manejo do solo e a relação solo-planta, destacando-se a importância do sistema radicular bem desenvolvido para absorção de água e nutrientes.
Levando em conta o manejo adequado e ideal do sistema solo-planta, o uso de substâncias húmicas nesta cultura tem apresentado resultados muito promissores.
O Solohumics traz diversos benefícios para o solo e para as plantas: melhora a qualidade do solo, estimula a formação de novas raízes, aumenta a disponibilidade e absorção de nutrientes pelas plantas, aumenta a capacidade de retenção de água, entre vários outros efeitos positivos.
Tudo isso reflete em aumento da produção e melhora na qualidade do fruto. Na região do Vale do São Francisco, nosso parceiro Jadson Pereira tem presenciado resultados muito satisfatórios nas lavouras de seus clientes. Confira um deles no vídeo a seguir!
E para você que quer potencializar a produtividade da sua lavoura, acesse o Programa Nutricional Solohumics (PNS) para a cultura da Manga.
Para adquirir nossos produtos, entre em contato e saiba qual é o representante mais próximo de você!
Referências:
COSTA, A. N. da et al. Recomendações técnicas para a produção de manga. Vitória, ES: Incaper, 2008. 56 p. il. (Incaper. Documentos, 155)
MATOS, A. P. de. Manga – Produção: aspectos técnicos. Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) — Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000. 63p.