A CULTURA DO MILHO E AS SUBSTÂNCIAS HÚMICAS

Considerado o grão de maior relevância nacional por conta de sua importância econômica e social, o milho (Zea mays L.) tem este destaque pela sua grande versatilidade de uso na alimentação humana e animal e na indústria, sendo importante na geração de renda. Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor de milho e aqui no país é a segunda maior cultura produzida.  

O milho é uma gramínea anual e seu ciclo dura de 120 a 140 dias, dependendo da cultivar. Há duas épocas de semeadura no Brasil: safra e safrinha. Na safra, a semeadura é realizada no período chuvoso, sendo no sul final de agosto, no sudeste e centro-oeste até os meses de outubro e novembro, e na região nordeste no início do ano. A safrinha é referente ao milho de sequeiro, de janeiro até março.

Os solos ideais para esta cultura são os que apresentam estrutura granular bem desenvolvida, soltos e com boa drenagem. A produtividade de uma lavoura de milho depende das condições ambientais do local de plantio, do manejo da cultura e do potencial genético da semente utilizada.

No quesito manejo, a aplicação de fertilizantes à base de substâncias húmicas pode resultar em grandes benefícios para o sistema solo-planta. As substâncias húmicas no solo influenciam positivamente nos atributos químicos, físicos e microbiológicos, agindo direta e indiretamente no aumento da eficiência do metabolismo bioquímico (fotossíntese) e absorção de nutrientes pelas plantas de milho.

Na literatura são diversos os estudos que mostram que tanto o ácido húmico quanto o ácido fúlvico promovem a indução de raízes laterais e aumentam a produtividade desta cultura. 

Em uma parceria da empresa Solohumics® com a Universidade Federal de Lavras, foi testada a eficácia do produto Solohumics® na melhoria das características fitotécnicas de plantas de milho, assim como seu potencial efeito como indutor de resistência dessa cultura às suas principais pragas. Os resultados foram positivos, confira no link a seguir!

[download id=”3421″]

Além disso, veja o depoimento do agricultor Luiz Carlos Bandoli sobre o uso do fertilizante organomineral Solohumics® em sua lavoura de milho. Houve melhoria da qualidade das plantas e incremento de 30% na produtividade. Os resultados têm sido surpreendentes!

Os  benefícios que as substâncias húmicas proporcionam ao solo e às plantas são potencializados quando há um manejo integrado visando altas produtividades e a melhoria contínua do solo durante seu cultivo. Solohumics®, o fertilizante inteligente para a sua lavoura!