FERTILIZANTE LÍQUIDO X FERTILIZANTE GRANULADO

Vamos conhecer um pouco quais as características de cada um?
Sabemos que não há diferenciação para as plantas entre fertilizante líquido e fertilizante granulado, o que importa são os nutrientes estarem disponíveis na solução do solo. O que diferencia os dois são algumas características em relação à disponibilização, concentração, manejo, custos, entre outros.
Os fertilizantes granulados têm uma liberação mais lenta de nutrientes, evitando perdas e diminuindo a acidificação do solo. A aplicação ou incorporação destes no solo/substrato deve ser sem contato com a parte foliar para não queimar as folhas. Além disso, deve-se irrigar após a aplicação. Os fertilizantes granulados peletizados liberam ainda mais lentamente os nutrientes, prevenindo grandes perdas através da lixiviação e aumentando o tempo entre as adubações. As misturas de fertilizantes podem ser criadas misturando adubo granular individual de análise conhecida na proporção adequada para criar a mistura desejada, ajustando o programa de fertilidade das culturas e melhorando a eficiência da produção agrícola.
Os fertilizantes líquidos podem ser aplicados no solo ou nas folhas e essa aplicação permite uma absorção mais rápida dos nutrientes. Quando a aplicação for foliar, a concentração química deve ser maior para evitar queima das folhas. Nesse caso os nutrientes são absorvidos pelas plantas através das folhas e estão mais prontamente disponíveis para uso da planta do que se aplicado solo. No entanto, a disponibilidade de nutrientes foliares é de curta duração e não contínua para o restante do ciclo. As aplicações foliares são uma boa maneira de corrigir as deficiências ou suplementar nutrientes aplicados no solo. A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém pode ser perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação, a depender do manejo.
A seguir estão listadas as vantagens do fertilizante líquido e do fertilizante granulado:

FERTILIZANTE LÍQUIDO:

  • Facilidade de manuseio e de aplicação;
  • Facilidade de mistura;
  • Uniformidade de aplicação;
  • Mistura com produtos de proteção das culturas.

FERTILIZANTE GRANULADO:

  • Custo total da demanda de nutrientes é menor;
  • Mais fácil de armazenar;
  • Mais eficiente para aplicações pesadas;
  • Opções de liberação lenta.

Os agricultores devem considerar os custos, facilidade e conveniência de aplicação, e a potencial resposta da planta para tomar decisões sobre fertilizantes.
É interessante a utilização do fertilizante líquido e do fertilizante granulado, pois dessa forma o agricultor terá o benefício de ambos em sua lavoura. Como no caso do fertilizante líquido organomineral Solohumics®, o benefício se dá pelo fato de que os nutrientes são disponibilizados para as plantas de forma complexada, devido à ação das substâncias húmicas. Além disso, traz benefício para a aplicação do fertilizante granulado no caso de seu uso, pois as substâncias húmicas irão disponibilizar mais os nutrientes para as plantas.

Categorias

Post recentes

Linhas de produtos