Você sabe o que é a micro-propagação por estacas?
Um processo altamente tecnológico e custoso que depende de materiais específicos, ambiente adequado e controlado, além de pessoas qualificadas
A micropropagação é um método de reprodução de plantas que utiliza de órgãos diferenciados, como: gemas, hipocótilos, partes de órgãos ou até mesmo uma simples célula, estes organismos quando depositados sobre um meio de cultura estéril se desenvolvem de forma muito eficaz, este processo é viável quando se busca indivíduos com características agronômicas singulares reproduzidos a larga escala. Bastam algumas matrizes para que se desenvolvam muitos indivíduos com as características desejáveis. No caso do alho por exemplo, existem protocolos de micropropagação estabelecidos que visão obter plantas livres de vírus, uma infecção muito comum desta cultura ocorre no Brasil, tornando em muitas vezes até mesmo desfavorável o seu cultivo.
Com base no que constatou Baldotto et al.(2010), acredita-se que todos os métodos de propagação podem ser potencializados com a aplicação de ácidos húmicos. Deste modo podemos nos questionar, seria diferente na micropropagação?
Com base nos estudos mais recentes divulgados, podemos acreditar que este padrão não se diferencial para a propagação in vitro, principalmente quando tratamos de culturas lenhosas. Algumas pesquisas já comprovaram a eficácia do produto Solohumics® no desenvolvimento de plantas como oliveira e mirtileiro em propagação in vitro o desenvolvimento radicular não é afetado pelo uso das substâncias húmicas de forma negativa, apresentando até incremento neste aspecto e pode ser até mesmo um potencial elemento na redução de ácido indol butírico (AIB) em processos de multiplicação em in vitro, como demonstrado por Oliveira et al. (2021). Como demonstra a conclusão abaixo:
TUDO ISSO NOS LEVA A UM OUTRO QUESTIONAMENTO …