Fertilizantes organominerais. A Raíz da solução!

Yohanna Carvalho – SoloHumics Fertilizantes

Fertilizantes organominerais
A modernização da nutricional do solo.

Desde antes do início da guerra o mundo já vinha buscando alternativas econômicas e eficientes para recomposição nutricional do solo, com a declaração do confronto entre Rússia (uma das maiores potências mundiais na exportação de fertilizantes minerais) e Ucrânia, essa busca ganhou uma atenção ainda maior.

O Brasil é o maior importador de fertilizantes do mundo, aproximadamente 85% dos fertilizantes utilizados em solo brasileiro são produtos de importação.  É uma tendência mundial a busca por maneiras mais sustentáveis de produção, é justamente por isso que os fertilizantes organominerais apresentam-se cada vez mais como uma alternativa viável a nutrição do solo, por serem compostos formulados a partir da associação de componentes orgânicos e minerais, que auxiliam na composição nutricional do solo, dando destinação adequada a resíduos orgânicos.

A matéria orgânica transformada, rica em substâncias húmicas, possui a propriedade de aumentar a disponibilidade de cargas negativas na região de liberação de fosfato dos fertilizantes organominerais, podendo tornar esse nutriente mais disponível para as raízes das plantas (EMBRAPA). Para o registro do fertilizante no MAPA (2009), os fertilizantes organominerais para aplicação no solo devem conter no mínimo 8% de carbono orgânico, quando estiverem na forma sólida, e no mínimo 3%, quando forem fertilizantes fluidos.

Solohumics Fertilizantes®

Benefícios ao sistema solo X Planta
Auxiliando na nutrição da planta e na fertilidade do solo.

Inicialmente os benefícios da utilização de fertilizantes organominerais são mais visíveis na planta, porém com a utilização a longo prazo se torna fácil diferenciar os solos adubados com fertilizantes organominerais e os adubados de forma convencional (fertilizante mineral).

Na planta ocorre um impulso no desenvolvimento radicular e vegetativo, enquanto no solo a reserva de nutrientes anteriormente indisponíveis para a planta passam gradativamente, por um processo denominado mineralização que os torna disponíveis, aumentando o potencial produtivo e nutritivo do solo, principalmente no que se refere ao aumento da atividade biológica. Estima-se que o aproveitamento de nitrogênio com fontes minerais é de até 50%, do fósforo de até 20% e do potássio de até 60% do que é aplicado. Em contrapartida, os fertilizantes organominerais aumentam o aproveitamento dos nutrientes em até 70% para o nitrogênio, 50% para o fósforo e de 80% para o potássio (Levrero, 2010).

Os benefícios associados ao uso de fertilizantes organominerais vão além da nutrição da cultura de interesse. A decomposição e mineralização da matéria orgânica, presente no organomineral, também fornecem nutrientes para as plantas, além de controlar a toxidez causada por alguns elementos no solo, por meio da complexação de substâncias tóxicas (Cruz et al., 2017).

Além do fornecimento de nutrientes por fontes minerais, os fertilizantes organominerais possuem também substâncias húmicas e não húmicas. As substâncias húmicas são classificadas em três frações ou grupos químicos baseada na solubilidade em meio ácido e alcalino: ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e huminas (Stevenson, 1994; Rosa, 1998).

As substâncias húmicas são derivadas de uma matéria orgânica altamente decomposta, são capazes de interagir com diferentes íons metálicos, chegam a constituir 85 a 90% da reserva de carbono orgânico presente no solo.

Porque a SoloHumics?

Insumos de alta qualidade
Longos períodos de decomposição

A matéria prima dos produtos SoloHumics é um produto de longa decomposição e que possui uma elevada reserva de carbono. Nosso produto se destaca por possuir uma elevada concentração de carbono orgânico total (45%), chegando a 45%.

Um para cada etapa de cultivo
Vários produtos com substâncias húmicas

A SoloHumics, tem produtos para cada etapa de cultivo com a quantidade que a cultura precisa. Impulsionando crescimento radicular e de parte aérea, reduzindo o abortamento floral, suprindo as necessidades de NPK.

ACTUM
Extrato de algas + substâncias húmicas

O extrato de algas em conjunto com as substâncias húmicas, aumentam a disponibilidade de nutriente, gerando benefícios as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, potencializando os efeitos de fito hormônios como auxina e giberelina

Categorias

Post recentes

Linhas de produtos