FERTIRRIGAÇÃO: VANTAGENS E CUIDADOS

Fertirrigação é a aplicação de fertilizantes via água de irrigação. Utiliza-se o sistema de irrigação como condutor e distribuidor de fertilizantes juntamente com a água de irrigação (Embrapa Informação Tecnológica, 2009).

Na aplicação convencional, os nutrientes sólidos são depositados próximo à planta e na superfície do solo e precisam esperar a chuva para entrarem na solução do solo. No caso, ficam dependentes das intensidades e das frequências das chuvas para se moverem no solo, podendo ou não ser interceptados pelo sistema radicular. Muitas vezes, esses fertilizantes sólidos são depositados em posições que podem não corresponder à região do solo de maior concentração de raízes (Embrapa Informação Tecnológica, 2011).

A técnica da fertirrigação economiza tempo, mão-de-obra e ajuda no melhor planejamento e aproveitamento de adubação, pois permite aplicar de forma exata e no tempo certo cada nutriente requerido ao longo das distintas fases fenológicas da planta.

A aplicação dos fertilizantes é realizada em menor quantidade por vez, porém com maior frequência, gerando uma oferta contínua e uniforme. O fornecimento de água juntamente com os nutrientes, possibilita a manutenção destes na profundidade efetiva das raízes, garantindo a máxima interceptação pelo sistema radicular, e em níveis adequados durante todo o ciclo fenológico das culturas.

Os fertilizantes utilizados são líquidos ou sólidos, mas são específicos para fertirrigação, precisam ter pureza e solubilidade superior e por isso são mais caros que os convencionais.

Há de se atentar para compatibilidade de misturas em tanque, pois há fertilizantes que não podem se misturar com outros, pois gerarão precipitações químicas que provocará entupimento de tubulação e emissores (ex: não misturar fertilizantes que contém cálcio com os que contém sulfatos e fósforo). Também há necessidade de monitoramento da condutividade elétrica (CE) da mistura fornecida, pois um manejo inadequado desse parâmetro gerará salinização do solo, bem como saber a qualidade da água utilizada (dureza, contaminação, sais).

 

 

REFERÊNCIAS

SOUSA, V.; et al. Irrigação e fertirrigação em fruteiras e hortaliças. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2011. p. 235.

SOARES, J. M.; LEAO, P. C. de S. Fertirrigação in: A vitivinicultura no Semiárido brasileiro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009. cap. 11.

Categorias

Post recentes

Linhas de produtos