USO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS E REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA DE FERTILIZANTE MINERAL

O Brasil possui uma forte dependência de fertilizantes minerais provenientes do mercado externo, importando cerca de 85%, o que traz consequências políticas e econômicas no país.

Diante da alta dos preços desde o ano passado, somado à guerra entre Rússia e Ucrânia, ficou evidente que a dependência do produtor rural brasileiro em relação ao fertilizante mineral importado precisa ser reduzida.

No início de 2022 foi lançado o Plano Nacional de Fertilizantes. A ideia é que seja possível diminuir a dependência de importações de fertilizantes, em 2050, dos atuais 85% para 45%, mesmo que a demanda dobre nesse período. A iniciativa buscará readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação, de forma a viabilizar que o Brasil tenha mais autonomia.

Destaca-se que economizar e fazer render o adubo mineral por meio da aplicação racional é o primeiro passo, além de melhorar o manejo do solo, fazendo correção do solo de acordo com a análise e o diagnóstico do solo, e de adotar práticas conservacionistas. Outro fator é que na adubação mineral há perdas de nutrientes por diversos processos, o que traz mais gastos ao produtor. Portanto, fica cada vez mais evidente a importância de explorarmos no Brasil as alternativas possíveis e o uso de tecnologias que aumentem a eficiência desta adubação.

Chamados de bioestimulantes, diversos produtos de base orgânica têm sido estudados como alternativas e aplicados a campo tanto como fonte de nutrientes quanto como fonte de substâncias promotoras de crescimento. Como exemplos de bioestimulantes podem ser citados quatro grupos principais de substâncias: os aminoácidos e hidrolisados de proteínas, as substâncias húmicas, os microrganismos e inóculos, e os extratos de algas.

A indústria tem colocado tais produtos como solução de destaque para a agricultura pelos possíveis efeitos positivos sobre a fisiologia vegetal, aumento de produtividade e redução da dependência total de adubos minerais. As fontes destas tecnologias podem ser diversas, como o próprio solo, jazidas, o cultivo e resíduos agrícolas e urbanos.

Diante deste cenário, os fertilizantes organominerais Solohumics® são uma opção de adubação de alta qualidade para os agricultores, pois eles são feitos à base de substâncias húmicas, as quais trazem diversos benefícios para o sistema solo-planta, possibilitando a diminuição da quantidade de adubo mineral, já que aumenta a eficiência deste. Além disso, há o produto Actum+Algas que proporciona também os benefícios às plantas dos extratos de algas associados às substâncias húmicas. 

Veja alguns benefícios das substâncias húmicas:

– Ativam a microbiota do solo aumentando a população das bactérias benéficas, proporcionando diversos benefícios, como maior disponibilização de nutrientes às plantas e agregação do solo.

– Estimulam e ativam a síntese das auxinas e óxido nítrico, responsáveis pela divisão e expansão celular da raiz principal das plantas, favorecendo o surgimento e desenvolvimento de raízes laterais, gerando maior contato e absorção dos macro e micronutrientes

– Elevam a CTC (capacidade de troca catiônica) liberando nutrientes e diminuindo as perdas, além de reter água por mais tempo no solo, o que proporciona benefícios, desde retardar o estresse hídrico até elevar a produtividade.

Quer saber mais?

Confira no seguinte link todos os benefícios que as substâncias húmicas podem trazem para o seu solo e para a sua lavoura:

Substâncias Húmicas e seus benefícios na agricultura

Confira também os benefícios que as algas marinhas podem trazer para suas plantas:

Extrato de Algas na agricultura

Os fertilizantes organominerais Solohumics® proporcionam ao agricultor uma tecnologia avançada em fertilidade do solo e nutrição de plantas!

Para adquirir nossos produtos, entre em contato e saiba qual é o representante mais próximo de você.

Fonte:

https://revistacampoenegocios.com.br/utilizacao-de-adubos-organicos-condicionadores-de-solo-e-bioestimulantes

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2022/03/governo-federal-lanca-plano-nacional-de-fertilizantes-para-reduzir-dependencia-do-produto-importado

Categorias

Post recentes

Linhas de produtos