Bioestimulantes a base substâncias húmicas

Você sabe o que são Bioestimulantes de plantas?

É considerado qualquer substância ou microrganismo que quando aplicado sobre a planta tem o objetivo de aumentar a eficiência nutricional, assim como a tolerância a situações de estresse abiótico e as características de qualidade da cultura. O intuito principal associado a utilização destas substâncias é em função de estimular os processos naturais, independentemente do conteúdo de nutrientes.

Podem ser constituídos a partir de uma mistura de hormônios vegetais, microrganismos, nutrientes, extratos de algas marinhas e enzimas que constituem como vantagem principal o aumento de produtividade na lavoura, além de ser um aporte principal para a agricultura sustentável, melhorando a fertilidade do solo e a nutrição das plantas, mantendo um ecossistema natural e viável a plantas e animais no solo, melhorando a disponibilidade, a assimilação, translocação e uso de certos nutrientes vegetais, atuando diretamente no metabolismo das plantas, levando ao enriquecimento da microbiota do solo.

Os Bioestimulantes vegetais são frequentemente derivados de materiais biológicos e incluem extratos de algas, extratos vegetais, preparos microbianos, matérias-primas animais, substâncias húmicas, resíduos e subprodutos derivados da agroindústria. Elas podem influenciar as funções fisiológicas de vários órgãos vegetais, incluindo raízes, caules, folhas, flores e frutos, mas seu modo específico de ação muitas vezes não é bem compreendido cientificamente. As múltiplas funções dos Bioestimulantes incluem o aumento da ingestão de nutrientes, metabolismo, retenção de água e produção de clorofila. Aumenta a atividade antioxidante das plantas, reduzindo assim o resse induzido pelo ambiente, tendo ainda a possibilidade de estender a produção agrícola sazonal, aumentando também os rendimentos produtivos.

Os Bioestimulantes a base de substâncias Húmicas:

As substâncias húmicas na matéria orgânica do solo têm sido reconhecidas e utilizadas por décadas para melhorar a estrutura e funções do solo. No caso das substâncias húmicas, se os ácidos húmicos e fúlvicos forem extraídos adequadamente, podem aumentar a concentração de nutrientes nos tecidos vegetais, o que afeta de forma positiva a capacidade retenção de água também pela planta. Os ácidos húmicos são constituintes naturais do solo, porém com a incorporação de forma pura e concentrada podem resultar e melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo (especialmente na rizosfera).

A nível de análise química foi realizado um estudo no ano de 2019, que demonstrou a pureza do produto Solohumics®, no que diz respeito tanto a produto final, quanto a matéria prima utilizada em sua composição. Os hormônios são os principais responsável por estímulos nas células vegetais e animais, no caso da introdução de substâncias como os ácidos húmicos e fúlvicos, ocorre uma ativação de dois hormônios de forma principal, auxina e giberelina. A auxina promove o desenvolvimento planta por meio do alongamento celular, participando desde o desenvolvimento inicial das raízes laterais, até a regulação da dominância apical que ocorre no ápice superior da planta.

A giberelina é responsável pela superação da dormência tanto apical na parte aérea quanto pela dormência de sementes, interferindo tanto na transição do estado juvenil para o estado maduro da planta, quanto na indução floral.

De modo geral podemos compreender que a utilização de substâncias húmicas como Bioestimulantes, promove um aumento do número de folhas, que consequentemente corresponde a um aumento da área foliar que resulta em uma maior capacidade fotossintética para a planta, assim como em uma maior absorção de nutrientes que anteriormente se apresentavam de modo indisponíveis ou que não eram eficientemente assimilados pelas plantas, assim como uma promoção da maior retenção de água, tanto no vegetal, quanto no solo. Conferindo então benefícios ao vegetal e ao meio de estabelecimento do vegetal o solo, tanto em estrutura quanto em reserva de nutriente e água.

Quer saber mais sobre a pesquisa comparativa de Bioestimulantes a base de substâncias Húmicas, o link está abaixo:

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212950

Categorias

Post recentes

Linhas de produtos